Pressão olho alta

O que é GLAUCOMA?
O glaucoma é uma doença ocular capaz de causar cegueira se não for tratada a tempo, pois 80% dos pacientes não apresentam sintomas no início da doença. É uma doença crônica que não tem cura, mas, na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo.
Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.glaucoma 5

Qual a principal causa de GLAUCOMA?
Dentro dos olhos circula um líquido chamado “humor aquoso”, que é produzido dentro dos olhos, circula internamente e é drenado. Quando há dificuldade na drenagem a pressão intra-ocular aumenta de forma progressiva, causando lesão do nervo óptico, o que pode levar a cegueira.
humor aquosoSe eu tiver a pressão ocular alta significa que tenho GLAUCOMA?
Não. Significa que você tem mais chances de ter glaucoma que outras pessoas. Há pessoas com pressão ocular alta e que não tem glaucoma, assim como há pessoas com pressão ocular dentro do normal e que tem glaucoma. A medida da pressão deixou de ser diagnóstica há anos.  A avaliação do nervo óptico é mais importante!
Quais são os sintomas do GLAUCOMA?
No início da doença geralmente o paciente não sente nada nos olhos e sua visão é normal. Na maioria dos casos o glaucoma progride lentamente sem que o paciente se dê conta da perda gradual da visão periférica.
glaucoma 10
Alguns pacientes poderão ter sintomas oculares não bem definidos como dor nos olhos ou ao redor deles e alteração da visão como halos coloridos.
Como faço para saber se tenho GLAUCOMA?
Para isto você deve consultar seu oftalmologista regularmente. Durante a consulta, ele fará ou solicitará diversos exames que poderão diagnosticar o glaucoma, tais como: exame do fundo do olho, medida da pressão intra-ocular, gonioscopia, paquimetria, curva diária de pressão, teste de sobrecarga hídrica, campimetria, retinografia, OCT.
glaucoma 9
Cada exame contribui com uma informação diferente no diagnóstico e acompanhamento do glaucoma.
Todas as pessoas podem ter GLAUCOMA?
Sim, qualquer um pode ter glaucoma, mas é mais comum em negros, em parentes de portadores de glaucoma, em idosos, portadores de alta miopia, usuários crônicos de corticoides, diabéticos.
O que é GLAUCOMA agudo?
O Glaucoma agudo ocorre quando há o fechamento súbito do local da drenagem do humor aquoso.glaucomo fechado
Com isso há a elevação súbita da pressão ocular levando a uma dor intensa no olho afetado, visão fica borrada, com halos coloridos. Se não for tratado de imediato pode levar a perda da visão em questão de horas!
Para reduzir a chance de ocorrer, muitas vezes é indicado uma iridotomia nos pacientes com ângulo estreito (pacientes com glaucoma de ângulo fechado).
Qual o tratamento para o GLAUCOMA?
O tratamento se faz de três maneiras: com medicamentos, laser ou cirurgia.
Medicamento: geralmente é o tratamento inicial (colírios), e o mais frequente. Há vários tipos de colírios com diferentes mecanismos de ação, indicação e contraindicação. A principal finalidade dos medicamentos é reduzir a pressão intra-ocular seja diminuindo a produção do humor aquoso ou pelo aumento da drenagem.colirio
Laser: é utilizado quando não é possível o uso de medicamento ou quando a medicação não esta produzindo o efeito esperado. Sua eficacia pode reduzir com o passar do tempo.
Cirurgia: é geralmente deixado para última instância, pois é um tratamento mais invasivo e pode apresentar complicações. A cirurgia implica em criar um novo sistema de drenagem para o olho. O tipo mais comum é a trabeculectomia (TREC), uma cirurgia de filtração. O cirurgião faz um novo caminho por onde o humor aquoso vai sair do interior do olho, caminhando para um espaço sob a conjuntiva.
Recomendações no tratamento do GLAUCOMA:
Use os medicamentos de acordo com a orientação do seu oftalmologista.
Quando usar o medicamento, não toque a ponta do frasco do colírio nas pálpebras ou nos olhos, para evitar a contaminação do remédio.
Para que o efeito do remédio seja maior e fique restrito ao olho, comprima o canto dos olhos (próximo ao nariz) após pingar o colírio e mantenha os olhos fechados suavemente durante 3 minutos.
como pingar colirios
Não pare de usar a medicação sem ordem do seu médico.
Comunique seu médico se ocorre qualquer efeito colateral durante o uso da medicação antiglaucomatosa.
Compareça periodicamente às consultas marcadas.
Para mais informações, visite o site do Conselho Brasileiro de Oftalmologia
happy wheels